V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

APRENDIZAGEM MÓVEL DO PROJETO MILAGE

e 3ª Edição dos prémios milage aprender+ 2020/2021

AE Aquilino Ribeiro e Paço de Arcos, Oeiras  29 de setembro e 06 de outubro

V Conferência Internacional

No dia 29 de setembro de 2021, a Universidade do Algarve dinamizou a V Conferência de Internacional de Aprendizagem Móvel no projeto MILAGE dedicada ao tema  “VALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS” e contou com a participação de diversos oradores.

3.ª Edição dos Prémios Milage

Esta iniciativa distinguiu  professores e agrupamentos de escolas com práticas pedagógicas inovadoras com recurso à App MILAGE APRENDER+. Reconheceu ainda os alunos que desenvolveram um trabalho de mentoria essencial ao sucesso de todos, bem como aqueles que construíram recursos originais evidenciando as aprendizagens desenvolvidas.

14h30  Sessão de Abertura

  • Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve
  • Isaltino Afonso Morais, Presidente Câmara Municipal de Oeiras
  • João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação
  • Isabel Marques, Diretora Agrupamento de Escolas Aquilino Ribeiro
  • João Nunes, Diretor Agrupamento de Escolas Paço de Arcos
  • Mauro Figueiredo, Coordenador do projeto MILAGE APRENDER+

15h00 Pensar a avaliação nas políticas educativas

  • João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação

15h30 Evaluación de competencias: tareas auténticas, evaluación auténtica

  • Javier Cortés De las Heras, Consultor Educacional, IES Berenguer Dalmau – Catarroja,Valencia, Espanha

16h00 O lugar da avaliação formativa no contexto brasileiro

  • Isabel Lucena, Universidade Federal do Pará, Brasil

16h30 Pausa para café

16h45 Avaliar para aprender: contributo para uma reflexão

  • Ariana Cosme, Universidade do Porto

17h15 Avaliação pedagógica e avaliação em larga escala: perspetivas, limites e relações

  • António Borralho, Universidade de Évora

17h45 Avaliação para as aprendizagens no projeto MILAGE

  • Mauro Figueiredo, Universidade do Algarve

18h15 Encerramento da sessão

14h00 Apresentação dos trabalhos candidatos à categoria:

  • Professor Inovador Autor MILAGE APRENDER+.

14h45 Apresentação dos trabalhos candidatos à categoria:

  • Aluno Autor MILAGE APRENDER+.

16h15 Mesa redonda: A experiência do MILAGE na avaliação para as aprendizagens

  • Lara Almeida, Curadoria Matemática, destacada pela DGE, Escola Secundária Vila Verde
  • Lucília Nogueira, Curadoria Português , destacada pela DGE, AE Verde Horizonte
  • Joaquim Almeida, Professor de Espanhol, AE Sá de Miranda
  • Joaquim Picado, Professor do 1.º ciclo, AE Nuno Álvares de Castelo Branco
  • Nádia Garcia, Professora de Inglês, AE Silves Sul
  • Sílvia Domingos, Professora de Português, AE Professor Paula Nogueira
  • Margarida Ferreira, Aluna, AE André Soares

MODERADOR: Joaquim Rosa, Agrupamento de Escolas Paço de Arcos

18h00 Entrega dos prémios e encerramento

  • Mauro Figueiredo, Coordenador do projeto MILAGE APRENDER+
  • Helena Martins, Responsável de Políticas Públicas, Google Portugal
  • José Malaquias, CEO, The Inventors
  • Isabel Marques, Diretora AE Aquilino Ribeiro
  • João Nunes, Diretor do AE Paço de Arcos
  • Lígia Azevedo, Coordenadora Equipa SeguraNet, ERTE-DGE
  • Lurdes Figueiral, Presidente da Associação de Professores de Matemática
  • João Araújo, Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática
  • Luís Redes, Presidente da Associação de Professores de Português
  • Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027
  • João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação Isaltino
  • Afonso Morais, Presidente Câmara Municipal de Oeiras
  • Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve

Conheça o NOSSO

oradores cONVIDADOs

João costa

Secretário de Estado Adjunto e da Educação

Presidente do TALIS – The OECD Teaching and Learning International Survey. Foi Secretário de Estado da Educação no XXI Governo Constitucional. Professor Catedrático do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Licenciado em Linguística pela Universidade de Lisboa e Doutor em Linguística pela Universidade de Leiden, nos Países Baixos. Parte dos seus estudos de doutoramento foram passados no MIT (Massachusetts Institute of Technology).

A sua atividade de investigação e docência dedica-se, sobretudo, à sintaxe teórica, à aquisição da linguagem e às perturbações do desenvolvimento linguístico, tendo algum trabalho na área da linguística educacional. É autor de vários livros e de mais de 100 artigos e de capítulos de livros, sendo membro do comité científico e editorial de algumas das mais importantes revistas e congressos.Foi professor convidado em várias universidades, tendo lecionado no Brasil, nos Países Baixos, em Espanha, em França e em Macau.

Foi Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, até novembro de 2015. Foi Presidente do Conselho Científico das Ciências Sociais e Humanidades da Fundação para a Ciência e Tecnologia, até novembro de 2015. Integrou o Conselho Científico do Plano Nacional de Leitura, o Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e Conselho Consultivo da Língua e Cultura do Instituto Camões.

Javier Cortés De las Heras

Consultor Educacional, IES Berenguer Dalmau, Catarroja, Valencia, Espanha

Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação (Universidade de Valência) e Mestre em Técnicas Avançadas de Estatística Aplicada (UNED). Professor do Ensino Básico, Orientador Educativo e distinguido com o Primeiro Prémio Nacional de Investigação Educativa (2003) na área do diagnóstico da aprendizagem da leitura.

Desde 2005, desempenhou funções técnicas e de chefia em avaliação e qualidade educativa na Comunidade Valenciana, coordenando a Unidade de Avaliação até 2017 e contribuindo para o desenvolvimento de referenciais teóricos de avaliação externa para o MECD.

Foi bolseiro de investigação na Universidade de Valência e na University of York, além de professor associado e agregado em várias universidades, com foco em estatística aplicada e diagnóstico educativo. Participou como palestrante e formador em temas de avaliação e abandono escolar em diferentes comunidades autónomas.

Isabel Lucena

Universidade Federal do Pará, Brasil

Professora da Universidade Federal do Pará, Amazônia, Brasil. É licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (1993). Possui cursos de mestrado e doutorado em Educação – Educação Matemática – pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Atualmente tem atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e no Programa de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC), ambos da UFPA. É professora do Curso de Licenciatura integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens e desempenha atividades de pesquisa e extensão na área da Educação Matemática. Os principais enfoques dos projetos são: educação matemática e cultura amazônica, ensino-aprendizagem-avaliação em matemática dos anos iniciais e avaliação em matemática e formação de professores. É líder do GEMAZ – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica.)

Ariana Cosme

Universidade do Porto

Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto; Coordenadora do Observatório de Vida das Escolas integrado no CIIE. Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e Pós-Doutorada no campo da Formação de Professores na PUC-Paraná, Brasil onde é professora convidada. Autora de obras sobre mediação educativa e pedagógica e reconfiguração da profissão docente, no domínio da Educação Básica. Isto justifica a intervenção que desenvolve como formadora e consultora em Escolas TEIPs e PPIPs. Foi consultora do Ministério da Educação para a implementação do PAFC e coordenou o estudo avaliativo do referido programa.

António Borralho

Universidade de Évora

Doutor em Ciências da Educação, docente no Departamento de Pedagogia e Educação Universidade de Évora (Portugal). e investigador integrado no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da mesma Universidade. Tem desenvolvido investigação e docência nas áreas da avaliação educacional (aprendizagens), didática da matemática e formação de professores, sendo que a investigação tem sido assente na coordenação e participação em projetos de investigação, financiados, nacionais e internacionais. Tem publicação nestas áreas sob a forma de artigos de carácter científico em revistas nacionais e internacionais da especialidade, capítulos de livros e livros em editoras nacionais e estrangeiras. E-mail: amab@uevora.pt.

Mauro Figueiredo

Universidade do Algarve

É professor-adjunto no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve, Portugal. Doutorado em Engenharia Informática pela Universidade de Salford, Reino Unido. Os seus interesses de investigação incidem na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Educação, na Realidade Virtual e Aumentada.  Coordenador principal dos projectos MILAGE: “Interactive Mathematics by implementing a Blended-Learning model with Augmented Reality and Game books”, e LEARN+ e coordenador na Universidade do Algarve do projeto INCOLLAB, ambos do programa ERASMUS+, financiados pela União Europeia. Desenvolveu a plataforma MILAGE APRENDER+ para a aprendizagem móvel que permite aos alunos estudarem qualquer disciplina num ambiente gamificado e que implementa um esquema de autoavaliação e avaliação dos pares com vídeos educacionais para a promoção da autonomia e de uma aprendizagem ativa autorregulada centrada no aluno.

Organização

Apoios & Parceiros

Assista ao vídeo da V Conferência Internacional de Aprendizagem Móvel e a 3.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+

Plano de Atividades

Recursos de Apoio

Aceda à plataforma Milage Learn+ :

Micro Mooc

O projeto MILAGE promove um conjunto diverso de ofertas formativas, entre elas o  MICRO MOOC, cuja frequência é gratuita. Trata-se de um curso breve, organizado de forma a que, no seu próprio ritmo, de formação assíncrona, os professores tenham oportunidade de aprender a usar os recursos disponíveis na plataforma MILAGE.

Manual de utilização da App

Plano de Atividades

PIPSE

Este protocolo é a possibilidade de capacitar os docentes para uma utilização sustentada da plataforma MILAGE APRENDER+,  para promover o desenvolvimento de competências digitais,  para favorecer a transição para metodologias ativas de aprendizagem e a para a inclusão do blended learning nas práticas pedagógicas, de desenvolver uma comunidade de autores de recursos didáticos. 

Será certamente uma oportunidade para uma colaboração muito próxima entre os Agrupamentos de Escolas/escolas Não Agrupadas e a Universidade do Algarve, para que todos os atores educativos sejam beneficiados.

Plano de Atividades

Professor Embaixador

O Embaixador considera a plataforma MILAGE APRENDER+ um recurso pedagógico. Cria turmas e recomenda, semanalmente, a sua utilização por parte dos alunos (em contexto de sala de aula e/ou trabalho autónomo).

  • BRONZE: pelo menos 20 alunos resolverem em média 10 problemas (alíneas), por semana;

  • PRATA: pelos menos 40 alunos resolverem em média 10 problemas (alíneas), por semana;

  • OURO: pelo menos 60 alunos resolverem em média 10 problemas (alíneas), por semana.

Categoria dos Prémios

Aluno Digital

Destina-se a alunos que utilizem a App MILAGE APRENDER+ (podem candidatar-se individualmente ou em grupo)

O desafio consiste em realizar um vídeo criativo (máx. 2 minutos), sobre a experiência relativa à utilização da App MILAGE APRENDER+, para ser publicado no Instagram e no Facebook do Projeto MILAGE.